Nesse texto, viemos trazer nossa
contribuição para a atividade relacionada ao envolvimento excessivo das
crianças, com os recursos tecnológicos. Como as afeta? Como se caracterizam os
nativos e imigrantes digitais? Como a tecnologia e a Internet podem ajudar na
aprendizagem das crianças, e ajudar o seu desenvolvimento dentro das escolas?
Podemos afirma com clareza que
vivemos nos nossos dias a "Era Digital", e isto é tanto estimulante,
quanto intrigante. Pois com o constante avanço tecnológico, foi-se possível a
criação de outro mundo, O mundo Digital. E como em todos os momentos da historia,
quando a sociedade encontrava um local desabitado mais com muitos recursos e
qualidades, levava aos poucos a sua cultura e suas crenças para aquele lugar, e
pouco a pouco aquele lugar poderia ser chamado de lar, assim como o próprio
Brasil. Desta mesma forma, esta ultima geração tem feito com o mundo digital,
pois desde a sua criação levamos atividades que eram nossas para dentro deste
mundo, e ele ficou cada vez mais "parecido" com o nosso mundo, e já
chegamos em um tempo que muitos o chamam de casa. Na verdade, mesmo com tantos
receios, o lugar que criamos dentro deste mundo é muito mais interessante de
ser vivido do que o nosso, pois nele temos uma real "Liberdade de
Expressão", Temos vidas perfeitas, pois os outros só conseguem ver aquilo
que queiramos que eles vejam. Mas esquecemos de um importantíssimo detalhe:
"O impacto disso tudo nas próximas gerações".
Da mesma forma que usamos no exemplo anterior, os “novos
mundos” tem os seus Imigrantes, e os seus nativos, e no mundo digital não é
diferente. Pois temos os imigrantes que são aquelas pessoas que nasceram em um
tempo que ainda não se constituía a Era digital, e tiveram que se habituar às
novas características deste mundo, e assim se modificar para poder compor
integralmente este novo ambiente tão diferente e inovador. Já os nativos são
aqueles que já nasceram com a geração da tecnologia, e por este motivo não
conhecem outro ambiente que não seja com completa interatividade com os
smartphones, computadores, acesso a Internet e muitas outras coisas.De certa forma essa geração recebeu benefícios com isso, pois pesquisas mostram que o nível das crianças de gerações passadas não se compara com as novas gerações no campo de interação com o mundo e até em nível de inteligência. Mas o problema começa quando isso deixa de ser parte da vida da criança e começa a ter mais presença em sua vida do que aquilo que realmente lhe fará evoluir como ser humano comunicativo com os demais. De fato a Internet e a tecnologia evolui a criança na questão que hoje através de jogos e bate-papos qualquer criança pode ter comunicação com outras crianças de qualquer parte do mundo, além de ela poder achar tudo que ela quiser com este acesso (Isso sendo algo bom, ou algo ruim).
Mas o maior ensino que podemos deixar com isso, é que
para as nossas crianças poderem usar a internet e a tecnologia para fins
proveitosos, ela precisa ter um controle e um acompanhamento de um adulto para lhe
mostrar que o mundo digital não é o mundo onde ela vive, e sim parte dele, e
fazer com que toda essa interação seja usada para aprendizagem e conhecimento,
tanto dentro das escolas como em qualquer lugar, pois é certo que a diversão e entretenimento
são importantes também para o desenvolvimento da criança, mas em nenhum momento
podemos esquecer que se esse cuidado não for tomado logo, provavelmente teremos
em breve uma geração que viverá completamente no mundo
Digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário